«A revitalização do tecido associativo a que faz referência, emergente no pós 25 de Abril, mas que, com o tempo, foi esmorecendo, afigura-se como uma estratégia a retomar pela educação de adultos. O desenvolvimento local faz-se a partir de movimentos populares, pois são as pessoas e as comunidades que melhor conhecem as suas necessidades e também as suas potencialidades. O Professor Rui Canário entende a educação de adultos como um campo diversificado de práticas e essa diversidade resulta justamente da diversidade de públicos.» por Rita Barros
Espaço e Memória-Associação Cultural de Oeiras |
De facto, face aos tempos que se avizinham, em que o Estado tem cada vez mais dificuldades em comportar todas as suas obrigações sociais, as prováveis políticas de Educação de Adultos deverão eventualmente centrar-se na «ocupação»/requalificação de população desempregada e na educação formal tradicional.E mesmo assim muitas dúvidas pairam... Para os «restantes», como diz a Drª Rita Barros, a iniciativa individual e associativa, a sociedade civil, poderá ser a resposta ou parcerias desta com instituições públicas ou privadas, especialmente a partir de uma base local e da participação da comunidade.
Saliento a importância que a sociedade civil e as estruturas locais e associativas poderão vir a ter neste processo de uma educação mais ampla em todos os aspetos, como refere a Drª Rita Barros. São um exemplo disso as concorridas «Universidades Séniores».
Eu.
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