quarta-feira, 5 de junho de 2013

A UNESCO e a Educação de Adultos

«A UNESCO teve e tem um papel fundamental no domínio da educação de adultos, ao integrar diferentes escolas de pensamento sobre educação de adultos, mormente o Humanismo, o Pragmatismo e o Marxismo. O pragmatismo, de inspiração norte-americana, decorre fundamentalmente de uma abordagem assente na aprendizagem experiencial e na reflexão crítica, essencial a uma conciencialização de si e do mundo e consequente emancipação pessoal. O Marxismo apresenta uma análise científica da realidade social. Nela inscreve-se a Teoria Crítica de Paulo Freire e a educação de adultos traduz-se numa lógica de possibilidade de mudança social. A UNESCO, na sua visão ampla e integrada, permite que estas três perspectivas possam coexistir, o que constitui uma valia no entendimento de algo que é intrinsecamente complexo.
No que diz respeito à aprendizagem das pessoas adultas e às condições para que tenha lugar e para que seja bem sucedida, eu destacaria a questão do envolvimento. A participação dos adultos em actividades de aprendizagem depende da vontade em aprender, o que também é alvo de aprendizagem. O fenómeno denominado Efeito Mateus, que poderá ser retomado no âmbito da temática dois deste curso, parte do pressuposto de que aquele que menos sabe, menos consciência tem da sua necessidade de aprender, o que poderá colocar-se como uma situação de risco no que concerne à desigualdade social.
Esta questão da participação dos adultos em actividades de aprendizagem é, inquestionavelmente, uma questão sensível e desafiante.»
Por Rita Barros

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