Andragogia é a ciência de orientar adultos a aprender. Remete-nos para o conceito de educação voltada para os adultos contrapondo-se à pedagogia que se refere à educação das crianças.
Baseado no modelo andragógico, o formador é um facilitador da aprendizagem e o adulto assume um papel ativo e determinante na sua própria aprendizagem, uma vez que o adulto só se envolve na aprendizagem se assim o entender.
A Pedagogia - É a arte e a ciência de educar. O seu objeto de estudo é a educação.
A Andragogia - É a arte e a ciência de ajudar as pessoas a aprender, focalizada no “aprender fazendo”.
Pedagogia vs Andragogia – dois conceitos que se contrapõem.
Na perspetiva da pedagogia - educação/aluno/professor.
Na perspetiva Andragogia – aprendizagem/formação/aprendente/formador/facilitador
Enquanto a pedagogia nos remete para a educação das crianças, a Andragogia está mais voltada para os adultos.
O modelo andragógico assenta num modelo de aprendizagem e instrução que incorpora os conceitos de estudo independente, instrução individualizada, auto-directividade e aprendizagem ao longo da vida, assente num quadro de referência teórico amplo e flexível. O aprendente é o principal ator e o formador, o ator secundário, cujo papel é o de facilitar e orientar a aprendizagem.
No modelo pedagógico, a transmissão dos conhecimentos está centrada no professor. O aluno tem um papel menos ativo.
O Aprendente – é o indivíduo predisposto a aprender, o qual está altamente motivado e orientado para a tarefa (fazer,fazer), duma forma geral, são indivíduos pouco escolarizados e também por isso são não-qualificados a nível profissional. Dada a evolução dos meios tecnológicos e consequentemente as transformações/mudanças que se têm vindo a verificar na sociedade e no tecido empresarial, estes indivíduos tomam consciência das suas limitações e são motivados a procurar formas de evoluir.Por isso, tomam a iniciativa de diagnosticar (com ou sem ajuda) as suas necessidades de formação/aprendizagem e em função destas formulam as suas metas de aprendizagem, tendo em conta os resultados que pretendem alcançar.
Isabel Paiva, 17 Junho
A andragogia especifica papéis e características de aprendizagem. Nesse sentido, podemos afirmar que existe um consenso em relação à importância atribuída à prática andragógica na facilitação da auto-direcção na aprendizagem do adultos e isto sim, parece-me o mais relevante. O conceito de andragogia pode ser entendido como orientador para a construção de um modelo de prática educativa dirigida a adultos. Mais controverso será equacioná-lo enquanto pilar de uma teoria de aprendizagem de adultos que, qualquer que seja, requer sustentação empírica e obedece a critérios de cientificidade.
Rita Barros, 18 de Junho
Sem comentários:
Enviar um comentário