quarta-feira, 17 de julho de 2013

Projectos e Práticas no domínio da Educação de Adultos- Um exemplo de animação educativa para formadores-prática teatral

Como exemplo de um projecto no âmbito de educação de adultos foi-nos proposto um exemplo que se centra na importância da animação educativa no desenvolvimento pessoal e social de futuros formadores/educadores, com vista a propiciar um desenvolvimento integral do indivíduo e seu futuro sucesso nas práticas pedagógicas. Com efeito a sua autora sublinha a importância da valorização do ser humano, na sua componente individual e social, para um eficaz exercício pedagógico/formativo.
Também aqui se reflete  o posicionamento da visão do formador/educador, não apenas como mero transmissor de conteúdos, mas como um agente «facilitador» da aprendizagem e do gosto por ela, tomando o indivíduo num sentido holístico e valorizando aspectos do foro afectivo e não meramente cognitivo, que permitirão o «desabrochar» dos aprendentes igualmente nessas componentes que integram o seu todo.
No fundo como refere Paulo Freire citado pela autora,« (...) só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros (...)»  (Cunha, 2008, p. 166). Essa inquietação positiva que conduz à interrogação, à questionação, à procura do saber, de novos posicionamentos face à realidade é o objectivo que se pretende num conceito educativo não meramente passivo, mas atuante em relação ao mundo. E este deve ser o «norte» que orienta o formador/educador.
Desta forma o que se pretende, em última análise, é o desenvolvimento do indivíduo na sua plenitude e sua inserção activa na comunidade. Daí a importância da estimulação de competências sociais e de trabalho numa comunidade, ao mesmo tempo que se criam condições para uma estruturação em pleno do indivíduo,  enfatizando a capacidade de refletir, criar e valorizar o percurso social.
Para além da componente humanista, deste pressuposto, importa salientar o fluir incessante da nossa época que coloca aos agentes de aprendizagem constantes e novos desafios e incertezas. Daí a opção pela vertente de animação social, consubstanciada na Oficina de Expressão Dramática como meio de formação com vista ao desenvolvimento do trabalho pessoal e coletivo, num espaço de colaboração comum, crítica e dinâmica, criativa e promotora da ação.
Os passos dados na execução deste processo iniciaram-se por um estudo diagnóstico da pertinência desta ação e pelas expectativas dos participantes, o que permitiu delinear um plano de ação e aferir a validade dos pressupostos iniciais, ajustá-los às necessidades dos participantes e definir uma estratégia metodológica «aberta» de investigação/ação, qualitativa e em constante processo de reajustamento.
A partir daí foi criada uma planificação da ação, tendo por base uma perspectiva dinâmica, tanto na consideração dos objectivos, como na organização das actividades e na adopção dos meios de avaliação e na sua calendarização. A sua implementação norteou-se pela constante revisão do processo e participação de todos os elementos, permitindo um constante reajustamento de meios, acções e objectivos.
A avaliação final da formação foi igualmente trabalhada no sentido de uma revisão e melhoria do processo e conhecimento do seu alcance e eficácia.
Eu.


Maria José dos Santos Cunha, « A Animação Educativa no Desenvolvimento Pessoal e Social de Futuros Formadores: uma abordagem centrada na prática teatral», in Revista Portuguesa de Educação, 2008, 21(2), Univ Minho, pp. 161/185


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