sábado, 20 de julho de 2013

A Avaliação

«Quanto à avaliação
Como parte integrante do processo/aprendizagem, a avaliação assume três formas: diagnóstica, formativa e sumativa.
A diagnóstica permite aferir os diferentes estilos e formas de aprender dos formandos e acontece antes, durante e no fim do processo/aprendizagem;
A formativa permite obter “feedback” sobre o progresso dos formandos e identificar dificuldades para lhes dar solução;
A sumativa resulta da análise dos níveis de desempenho dos formandos. Contudo e porque se centra mais nos processos que nos produtos, assume-me sob a forma de avaliação sumativa qualitativa.
“ (…) Usar a avaliação como uma oportunidade reflexiva (…) para construir uma aprendizagem para todos”.Pinto, J., Martins, A. & Sousa, G. (2008) Vieira, Nuno (2007), p. 10.
“Avaliação e planeamento são atividades inseparáveis; formam um processo único (…) ” Depresbiteris, L. (s/d) P.p.163-164.

Por Isabel Paiva, 8 de Julho

«A avaliação é um dos aspetos cruciais do projeto pois permite medir, em cada momento, a distância entre o que foi proposto alcançar e o que efetivamente se alcançou.
Parte-se, portanto, de uma realidade inicial a que se teve acesso através do diagnóstico, de seguida define-se os objetivos e metas a alcançar e, aplicadas as diversas atividades, de observar-se uma nova realidade.
É o grau de transformação da realidade que interessa medir. A avaliação deve medir até que ponto o trabalho permitiu cumprir cada um dos objetivos e metas propostos ou seja, em que medida teve um efeito positivo, negativo ou neutro nas populações com que se trabalhou.»


CICLO AVALIATIVO DO PROJETO


por Isabel Paiva, 19 de Julho

Sem comentários:

Enviar um comentário