Interessante é o
exemplo do Reading International Solidarity Centre , organização de
solidariedade e de desenvolvimento social, que partindo de uma situação de
crise económica, se centrou nas questões de desenvolvimento sustentável,
direitos humanos, globalização, numa perspectiva de educação para o
desenvolvimento, enfrentando os constrangimentos económicos através da forma de
uma empresa social que, se não se
autofianancia, pelo menos consegue um certo grau de autonomia vantajosa. A sua
política afasta-se das perspectivas de beneficência e vai de encontro às
necessidades dos vários grupos que constituem a comunidade local, trabalhando
com e para eles. De salientar a sua cooperação
com o ensino formal no campo da «Cidadania Global» implementado em algumas
escolas no reino Unido, que visa tantos os alunos como os professores, na
lógica dum impacto profundo da aprendizagem na sociedade, da aferição do
processo por ambas as partes e da importância do diálogo.
Outra iniciativa
prende-se com as coberturas ajardinadas ligadas a um conceito de sustentabilidade
e base ecológica, promovendo a agricultura urbana, conceito levada para o meio
escolar como forma de exemplificar e
aplicar o conceito de cidadania global, continuando a apostar nas hortas
escolares e urbanas como meios de criar condições de sustentabilidade futura e
soluções alternativas ao modelo vigente, retirados de sociedades com meios mais
limitados, mas talvez mais inteligentemente utilizados.
Eu.
Eu.
Dave Richards, «Expandindo Fronteiras», in Rizoma freireano, Vol. 5, 2009
Para mais informações sobre este projecto multifacetado consultar : http://www.risc.org.uk/
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